O grupo Tamboril (saibam que Tamboril também é uma árvore, é um peixe, é uma cidade, entre outras coisas...) brotou na Universidade Federal de Uberlândia lá pros idos de 2008.
De lá pra cá o grupo Tamboril realizou diversos e dispersos eventos na Universidade, participou de alguns eventos artísticos na cidade de Uberlândia (outrora o Sertão da Farinha Podre, parada obrigatória para quem atravessa esse país desde tempos imemoriais!!), congregou diferentes artistas (entendemos aqui como artistas: os músicos, os atores, os escritores, os cineastas, os fotógrafos, os artesãos e artistas plásticos e o Plebeu: nosso Performer exclusivo!) e pessoas que trabalham/vivem de arte, ou que à ela se vinculam de forma visceral.
O grupo Tamboril também desagregou! Desagregou muitas famílias, muitos dogmas, muitos mitos do fazer arte em pleno cerrado. O grupo Tamboril desagregou seus próprios preconceitos e desconhecimentos com relação às concepções mais individuais de arte que eram inerentes aos díspares membros.
O grupo Tamboril adquiriu maturidade, capacidade de auto-gestão (termo caro aos tempos que correm!), sem falar nas importantes parcerias institucionais e artísticas que empreendeu desde seu surgimento! Desenvolveu ainda esse grupo, habilidades particulares na troca diária de uma coletividade plástica, ou seja, capaz de amalgamar diferentes intentos, diferentes ideologias e habilidades artísticas em um todo coerente que, agora se encontra em estágio maduro, em estágio de ação!!
E é nesse já quase fim de ano, sobrevivendo aos sortilégios suínos com muito chazinho da mamãe e álcool (álcool em gel, é claro!), que chegamos a um passo primordial para o desenvolvimento do nosso coletivo, que é, que é...
Mas sem suspenses!! O tal passo primordial para a nossa articulação nacional, enquanto coletivo de arte-cultura, que vinha sendo ensaiado de forma pouco palpável, isto é, através do contato com os amigos (nas cidades próximas, nas cidades não tão próximas e mesmo nas cidades nada próximas e mesmo ainda na Colômbia, onde temos uma de nossas poetas!!), agora se torna mais visível através da ação de uma de nossas importantes figuras. Ela tornou-se aquela que foi, até o presente momento, até aos mares ou matos nunca antes navegados por grande parte do grupo Tamboril. Ela foi para o Acre, não à passeio, não para ouvir música, mas à trabalho mesmo!!
Falemos seriamente dela: Breilla Zanon! Membro do grupo Tamboril, estudante das Ciências Sociais e guitarrista de grande monta, foi para o Acre a trabalho! Lá foi a Breilla conferir o Festival Varadouro, sabidamente um dos maiores festivais de música da região norte do país, que chega esse ano à sua 5° edição em plena forma! Nos dias 25, 26, e 27 de setembro (esse ano no Amazônia Rio, espaço vizinho ao Rio Acre e a natureza impávida que nos resta!).
O Festival Varadouro, fiel ao seu conceito mais caro, à sua denominação, vem nesse presente ano de 2009 "abrir caminhos trilhando rumos para a diversidade, não só musical, mas também cultural"!! Daí lembrarmos a proposta de "Integração, cultura, empreendedorismo, economia solidária, música e debates", que orienta todo o evento, sem esquecer da necessidade de boa música e diversão, sob as bênçãos da floresta!!
E já que Rio Branco sedia também, na semana que antecede o Varadouro, o II Congresso Fora do Eixo no Amazônia Eventos!, a Breilla foi também conferir esse importante congresso, que é de interesse geral da nação independente! O congresso reuni diversos agentes culturais, representantes de pontos do Fora do Eixo situados nos mais variados estados brasileiros. O encontro discute durante sete proveitosos dias os temas ligados ao universo da cultura brasileira contemporânea, tais como, a economia criativa, o artista e o mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária!
E depois de politização, atitude empreendedora, defesa das diferentes formas de arte que hoje se manifestam à revelia dos meios oficiais ou mesmo aproveitando as vias oficiais que lhes permitam minimamente o desenvolvimento, o Festival! Para desanuviar as mentes e eletrizar os corpos de todos os que estão lá no Acre!
O Festival Varadouro 2009 conta com dois palcos, atrações locais, nacionais e da américa latina! E o festival promete pra burro com a presença das bandas: Curumim (SP), La Mente (PERU), Cidadão Instigado (PE), Trilobit (PR), Plano Próximo (SP), Soda Acústica (RO), Sps12 (AP), Mostruo (ARG), Devotos (PE) e Móveis Coloniais de Acajú (DF). Isso sem falar nas bandas locais: Caldo de Piaba, Mapinguari Blues, Camundogs, Capuccino Jack, Cacho John, Capu, Filomedusa e Nicles!
E é isso aí!! As três noites do Festival Varadouro 2009 vão varar a floresta, o espaço que separa Minas e o Acre, e vão ecoar aqui no triâgulo mineiro, pro desespero de quem ficou aqui no Sertão da Farinha Podre enquanto a música arrebenta lá no Acre!!!
Antes que tudo vire gripe
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário