quarta-feira, 4 de março de 2009

Apresentação


O grupo:.

O grupo Tamboril surge em 2008 dentro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), formado por alunos dos cursos da área das humanas. Carentes das atividades artísticas, os alunos passaram a interferir no espaço acadêmico através de performances, dança, sarau e exibições de curtas.
Depois de um ano de existência ganha cara nova, e um carater de movimento cultural dentro da Universidade, fomentando a arte independente e buscando integração de grupos locais e de outras regiões, afim de criar um público consciente dos novos rumos da arte brasileira.

O Tamboril tem como objetivo principal a apresentação de um cenário artístico produtivo e amplo, dentro da Universidade. Este cenário vem sendo consolidado por novas iniciativas geridas em outras regiões com sucesso, vide exemplos de coletivos em cidades como Cuiabá - MT, Rio Branco - AC, São Carlos - SP, além das experiências realizadas pelo Espaço Cubo em Cuiabá junto a Secretaria de Cultura do Município .
Sempre integrando a Universidade à Sociedade, trabalhando junto a outros grupos artísticos e gestores da arte independente local, o grupo tem a intenção de formar um público universitário que consuma arte consciente. Queremos esclarecer para esse mesmo público que há um novo motivo cultural envolvendo as esferas da arte, não só no Brasil como nos demais países. Assim, o Tamboril tem como intuito ser mais uma plataforma para artistas e produtores que queiram mostrar seu trabalho dentro da cena de Uberlândia, que é considerada hoje um dos principais centros de cultura independente, porém, entre os universitários pouco conhecida.

O projeto da semana cultural que o Tamboril implanta pela primeira vez na UFU contempla as mais variadas ramificações do meio artístico: música, artes plásticas, artes visuais, teatro, literatura, de maneira que não só os trabalhos sejam apresentados, mas que toda a dinâmica produtiva por trás dele também seja evidenciada e discutida.
Dessa maneira, além de apresentar os trabalhos de artistas que fazem parte da própria Universidade, a iniciativa do grupo serve de incentivo aos demais alunos que muitas vezes não vêm possibilidades para a divulgação de seus projetos. O Tamboril, assim, contribui para consolidação da Universidade como mais um berço da cultura independente e sustentável.
Lembramos que o grupo não tem fins lucrativos e sim sustentáveis. É uma iniciativa que parte de artistas universitários desvinculados de instituições como DCE, DAs e CAs, mas apoiado pelos mesmos. Por isso a UFU torna-se mais um espaço de divulgação e fomento da cultura jovem.

O projeto:.

A semana cultural organizada pelo grupo gira em torno dos temas que permeiam a arte independente. Música, fotografia, mídias independentes virtuais (impressas ou televisionadas) e cinema são os conteúdos que mais baseiam as atividades do evento. Durante esse período, oficinas, mesas-redondas, debates, exposições e exibições de curtas independentes são oferecidos pelo Tamboril, buscando apresentar aos participantes as experiências de demais grupos que já participam do diálogo entre política cultural e política pública. Por isso, o grupo traz em seu evento um palestrante que represente esses exemplos bem sucedidos afim de incentivar a cena da arte consciente dentro da universidade e em Uberlândia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário