segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Jambolada 2009... observações de um primeiro dia...

O fato do stand não ter disponibilizado a galera integralmente para curtir o festival, não diminuiu a atmofera estimulante que o Tamboril pode absorver das duas noites de evento.


Seja na Feira Mix, na correria de produção ou apenas assistindo ao festival, qual fosse a função das pessoas dentro do Acrópole, uma coisa era claramente perceptível: com certeza, a edição 2009 do festival Jambolada foi uma das edições mais bem organizadas e sucedidas quanto ao público e expectativa.

Parece que a idéia de focalizar em headlines mineiros rendeu uma identificação como nunca com toda a galera que esteve lá curtindo.


E não foi só isso. Toda infra-estrutura de palco, produção e divulgação tem rendido elogios aos organizadores até hoje. Com certeza, o ano de 2009 fica com a marca roxa de jambolão estampada!



Falando um pouco de algumas bandas agora.

Procuro relatar aqui um pouco do que pude observar das bandas desse ano. Não de todas, mesmo pq o tempo que tive para assiti-las não me credencia para tanto.

Aqui, portanto, só alguns relatos...

Primeira banda que vi: Malditos Sudakas (MG), aqui de Uberlândia mesmo. E não é que os caras são malditos, mesmo. No bom, sentido, claro!
Uma mescla incrível de quebradeira de sons de verve latina que pouco se vê em festivais. Uma banda nova em sua formação (o que não lhes confere menor experiência quanto a sonoridade que se propõe a fazer), mas que promete cumprir como poucas a função de diversificar de maneira bem feita um festival que ainda sim carrega um preceito rock n´roll.

Logo após veio o Snorks (MT). Já havia conhecido a banda em andanças por Cuiabá, mas até então não tinha escutado o som da galera.

Percebi que lembra bastante as influências neo-punks, pós-punks, sei lá o que, dos anos 90. Algo que tenta ultrapassar o irreverente das bandas que surgem nessa época, anexando às letras a pitada da ideologia hardcore.

Gosto a parte, os meninos conseguiram segurar bem o público com suas melodias e compassos marcados.

O Dissidente (MG) já pode ser considerados uma banda que veio pra marcar nome na cena da música independente em Uberlândia. Desenvolvem de maneira responsável e entrosada o som que fazem. Palmas aqui para a cozinha! Sem dúvida, baixo e bateria são as principais injeções de pulsação, dinamismo e diferencial do motor da banda.




Não pude ver o show do U-Ganga (MG). Mas sabia que nem precisava. O show da galera é sempre energia pura. O que constatei das espiadelas que pude dar, não foi diferente. U-Ganga e seu público fiel: sempre presentes!
Pulando já pro DJ Tudo e Garrafada (SP).



Cada vez mais bandas tentam misturar regional e eletrônico, no entanto são poucas que têm essa sensibilidade.

-Que som! Que vibe! Que trelelê!


Vale os créditos da percussão e bateria swingada, ambas sobre os comandos de Simone Soul.
Do caralho! Com certeza um dos pontos altos da primeira noite.



Os meninos do Ophelia and the Tree (MG), têm como função agradar ouvidos indies, mas recolhem elogios diversos por onde passam. Bons músicos, boa representação em palco. Com certeza, uma das bandas que cada vez mais representará a produção de Uberlândia lá fora.


Agora, Pato Fu (!).


Ah, não! Essa deixou a desejar muito para os fãs verdadeiros, entendedores da essência desconcertante no qual a banda foi fundada.
Foi uma pena terem ficado presos apenas às músicas que lhe renderam popularidade e cifra$. Deixaram de apresentar composições interessantíssimas como "Vivo num Morro", "Deus", "Necrofilia da Arte", enfim, as que voltam às essências do Rotomusic de Liquidificapum, primeiro disco da banda. Tomara que a solidificação como independente surta agora alguns efeitos diferenciados do "pop" batido da banda...

Agora mesmo, o segundo dia...



Fotografias por Luana MagreLa

Nenhum comentário:

Postar um comentário