sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Primeiros relatos sobre o Festival...



O feedback da semana do 1º festival MUSGO, realizado no campus da UFU Sta Mônica.

O festival se realiza em parceria com a Dicult - PROEX/UFU, a Incubadora de Empreendimentos Solidários - PROEX/UFU, a própria Universidade Federal de Uberlândia e uma mãozinha na papelada impressa pela Secretaria de Cultura de Uberlândia.

É importante ressaltar que são cada vez mais as orientações a partir dessas parcerias que torna possível fazermos fluir cultura dentro do campus, divulgar os artistas e o que é desenvolvido dentro da Universidade e fora dela.
Apesar da correria imensa, nada mais gratificante do que ver as atividades propostas acontecendo de vento em popa. Trata-se de uma sementinha que nós do Tamboril estamos plantando dentro da Universidade, mas que já se mostra forte e aglutinadora.


Enfim, começando...



Segunda-feira, primeiro dia, iniciamos com a exposição de fotos do Renato Reis, fotógrafo integrante do Circuito Fora do Eixo e que desenvolve diversos trabalhos audiovisuais dentro do contexto cultural de Belém (PA).
Assim como as poesias, as fotos foram expostas em frente a xérox do RU no varal feito por nosso sociólogo-artista plástico e agente cultural Tamboril, Diego Mendonça, mais conhecido como Boina.



Simultaneamente à exposição, a Trupe Tamboril de Teatro se apresentava. Rendemos várias poesias em troca de balas...
















No mesmo dia, aproveitando o gancho da exposição e a presença do autor das obras em nossa cidade, engatamos em uma oficina de fotografia bem proveitosa, juntamente com a Luana Magrela, integrante do Capa FotoColetivo, galera ativa no circuityo fotográfico de Uberlândia.
Encaminhamentos tirados, coisas boas por vir!
A terça já começa com a performance "Corpos que Ficam" do Coletivo Teatro da Margem, formado por artistas do Teatro aqui da UFU. Mais uma contribuição para marcar a cultura em nosso ambiente.




No dia seguinte seguimos com a mesa-redonda sobre Produção Artística em Uberlândia que contou com a presença de Alcides Melo (Dicult - PROEX/UFU) e Gabriel Caixeta, o Bibi (Circuito Valvulado, Dicult - PROEX/UFU, produtor Dissidente). Orientamos nosso papo em função de criar um diagnóstico sobre o que vem sendo produzido dentro da cultura independente em nossa cidade, relacionando suas particularidades e tentanto evidenciar linhas de ações possíveis para que mais que eventos, a consciência sobre a cultura independente seja divulgada dentro do campus e consequentemente flua entre a sociedade.

Ao mesmo tempo, no campus Umuarama, a oficina de Criação Audiovisual focou numa discussão sobre cidadania. Passaram suas observações acerca do transporte e sistema de saúde público de Uberlândia, roteiro que deu o que falar entre a vigilância do campus. Mas liberdade de expressão é tão clichê que eles devem conhecer, não?



Em breve postaremos o resultado...





Ontem, quinta-feira, a Jam Session chamou atenção da galera na hora do almoço, o que consequentemente criou uma interação bem legal com a oficina que estaria por vir.


*fotos: Luana Magrela e Diego "Boina" Mendonça



Nenhum comentário:

Postar um comentário