terça-feira, 9 de março de 2010

SAPUCAIA 12 / 03

semana de arte e política universitária
organizada e realizada na Universidade Federal de Uberlândia
pelo grupo SAPUCAIA em parceria com o TamboriL




"A SAPUCAIA nasce como Edição exclusiva – informamos para todos que amam o velho e bom espirito universitário, que planejamos um evento comprometido com a cultura, afinal, nós do Grupo Sapucaia somos amantes da Arte que emancipa o gênero Humano – acreditamos que a Pólítica é necessária, mas, somente como pano de fundo para fazer brotar a potencialidade criativa do ser Humano e, que o conhecimento aprimora a Arte e Arte aprimora o conhecimento – nesse sentido, o Artista é um co-criador dos sentimentos mais altos que ajudam a humanidade a dar sentido à vida cotidiana (repetição) – o Artista é expressão da tendência artística do contexto onde vive – exaltamos na primeira e única SAPUCAIA a natureza da Arte e não a vaidade do Artista, buscando assim, um espetáculo onde o público é respeitado – um espetáculo onde o Artista é fruto do Público e o Público, aquele que diz o que é Arte – assim, público e artista se unificam no amor que sentem pela Arte.

A SAPUCAIA possui simples objetivo de promover a integração das várias artes produzidas no interior da vida acadêmica. A Universidade, todos nós sabemos que é LOCUS do conhecimento diverso e conseqüentemente lugar de Política e Arte – escolhemos trabalhar a exaltação da Cultura por meio da arte e da compressão política de mundo circundante, onde, por meio da ação, tornarmos sujeitos transformadores do meio em que vivemos, sempre buscando a superação que atualiza a Arte produzida, proporcionando para o público um grande e sincero espetáculo, onde, o artista é também parte do público e o público um artista dentro da realização do espetáculo – com isso queremos dizer que prezamos pela interação em que todos (público e artista), se unifiquem para exaltar a natureza da Arte.
A primeira SAPUCAIA - promove a Arte por entender a Arte como uma dádiva que a humanidade recebe... A Arte em primeiro lugar, mas de mãos dadas com a Política.

Os Grupos e Entidades que organizam, realizam e apoiam a 1ª SAPUCAIA possuem interesses diferentes enquanto finalidades, mas se unificam na construção da SAPUCAIA, onde, os interesses nesse momento se unificam. A SAPUCAIA é realizada pelo Grupo Sapucaia e apoiada e organizada por entidades parceiras (CA – Filosofia, DA Letras e Grupo Tamboril). A primeira SAPUCAIA, tem por objetivo principal apresentar para os novos alunos (CALOUROS), as produções elaboradas no interior da vida acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia - Produções que são frutos da Pesquisa e do conhecimento praticados no universo acadêmico. Na vida universitária há uma variedade de produções políticas e artísticas advindas das pesquisas que o meio acadêmico proporciona. Nossa proposta é “tirar da gaveta” certas produções elaboradas no seio da universidade, apresentando as riquezas da vida acadêmica para os alunos recém chegados e que agora ingressam nessa nova fase do conhecimento. Levando para o entendimento dos mesmos a diversidade da cultura existente em nosso contexto.

Os organizadores e realizadores visam a experiência que deriva da organização desse tipo de evento, onde tem a possibilidade evidente de operacionalizar as práticas que mantém viva a cultura da Arte, trazendo tanto para o público como para os artistas e organizadores, a satisfação de participarem da transformação que a força da Arte pode modelar, ao nosso ver; papel fundamental na emancipação do gênero humano." _por: grupo sapucaia


O TamboriL acompanhou a primeira sapucaia realizada na última sexta, dia 5, no centro de convivências do campus santa mônica:


fotos por luana magrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário